Núcleo de Parcerias +Inovação da EMTU recebe vencedores da Maratona

Núcleo de Parcerias +Inovação da EMTU recebe vencedores da Maratona

 

Estiveram presentes no evento os Diretores da Isitec , Saulo Krichanã e José Marques Póvoa, o professor Diogo Dutra, o Assessor Heitor Kawano, representando o Diretor de Gestão Operacional, Marco Assalve, membros do colegiado do Núcleo de Parcerias +Inovação,  gerentes, chefes de departamento e mentores da EMTU.

A gestora do Núcleo de Parcerias +Inovação, Renata Veríssimo, recebeu os convidados com um café da manhã de boas vindas. Na sequência o agente de gestão Operacional , Luis Carlos Santos, apresentou o Centro de Gestão e Supervisão (CGS) e demostrou como é feito o monitoramento online da frota metropolitana. Os mentores da EMTU, que darão assessoria aos grupos, fizeram uma breve apresentação sobre as atividades que desempenham na empresa..

Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar a medição de fumaça de um veículo na valeta por meio do opacímentro. A ação foi coordenada pela Chefe de Departamento da Inspeção de Frota, Alexandra Domingues. O Programa Conscientizar foi um dos temas escolhidos pelos estudantes.

O Assessor de Comunicação da Metra , Thiago Terci, mostrou o  Centro de Controle Operacional e a garagem da Metra, que foi muito elogiada em virtude da limpeza e organização.

José Povoa ressaltou a importância da relação entre ensino acadêmico e relacionamento direto com empresas, “os estudantes precisam conhecer e testar na prática o que aprendem dentro das universidades e os laboratórios de incubação de projetos são excelentes para o aprimoramento do conhecimento.”

 

Conheça os grupos vencedores e as soluções que estão empenhados a desenvolver.

Hackafé

Pergunta: Como monitorar o sistema de transporte em áreas de sombra?

Solução: integração dos dados dos validadores e GPS existentes nos ônibus. Desenvolveu algoritmo para a integração entre o validador e as informações de GPS de forma que na falta de informação do GPS (sombra) seja possível usar dados históricos.

CQV

Pergunta: Quais são as soluções de mobilidade metropolitana para um deslocamento sustentável?

Solução: Novo sistema de captação, geração e análise de dados dos poluentes emitidos no Programa ConscientizAR, com medição a cada 3 meses e atendendo 100% da frota.

SFEG

Pergunta: Como fazer a cobrança proporcional em tempo real? Como podemos automatizar a cobrança de linhas seccionadas?

Solução: Acrescentar sensor RFID nas portas de saída ligados ao validador existente.

Fonte: Comunicação Interna EMTU