Técnicas de Planejamentos de Obras - São Paulo

Início:
18 de outubro de 2017
Duração:
2 dias - 8 horas
ID:
TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE OBRAS

Professor:

Endereço

ISITEC - Rua Martiniano de Carvalho, 170 - Bela Vista   Ver mapa

Categoria

Extensão

Técnicas de Planejamento de Obras

➡ Disponível em São Paulo.

 

O objetivo do curso é capacitar os participantes a utilizar as técnicas de planejamento operacional em obras de construção civil.

 

 

Programa:

INTRODUÇÃO: A visão de Planejamento nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Lean Construction. A vinculação do planejamento ao CAD 3D (Modelagem BIM 4).

 

  1. PLANEJAMENTO FÍSICO: Técnica da Decomposição da obra. Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Tratamento da variação de produtividade dos operários. Indicador de Avanço da obra. Ferramentas gráficas. Elaboração de planejamento preliminar.
  2. TÉCNICA DA LINHA DE BALANÇO (LOB): A divisão da obra em trechos com atividades repetitivas. O fator de simplificação. A taxa de produção. A utilização de operários especialistas. A contratação de equipe fixa. Programação da alocação de equipes de mão de obra. Garantia de frentes de serviço. Otimização do fluxo de serviços. Modelo em planilha para LOB. Elaboração de um planejamento físico balanceado.
  3. TÉCNICA DO CAMINHO CRÍTICO (CPM): Rede de Precedências. Tipos de vínculos entre as tarefas. Folgas para iniciar e concluir atividades. Caminho Crítico do projeto. Nivelamento de Recursos. Elaboração de planejamento contemplando restrições na disponibilidade de recursos.
  4. TÉCNICA DA CORRENTE CRÍTICA (CC): Teoria das Restrições. Fatores comportamentais no planejamento. Durações otimistas. Pulmões de Tempo. Tratamento explícito de riscos. A disponibilidade de recursos. Aplicação dos critérios da Corrente Crítica no planejamento CPM.
  5. PLANEJAMENTO FINANCEIRO Custo do Homem-hora (HH). Custo das diárias de equipamentos e mão de obra. A inserção do custo de materiais de construção no planejamento. Taxa única de BDI sobre os recursos. Overhead: Taxa de BDI variável. Avanço financeiro da obra. Modelo em planilha para planejamento financeiro.

 

Público-Alvo: Arquitetos, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos de Edificações que sentem a necessidade de adquirir conhecimentos para elaborar planejamentos de obras.

 

Dias 18 e 19 de outubro – das 18h às 22h

Carga Horária: 8 horas

Investimento: R$ 580,00 ou R$ 522,00 para apoiadores

 

Informações e inscrições: educont@isitec.edu.br / 11-3254.6850

Enviar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *