Administração de Escritórios de Arquitetura e Engenharia - Marília

Início:
24 de novembro de 2017
Duração:
16 horas
ID:
CUR013

Professor:

Endereço

ISITEC - Rua Martiniano de Carvalho, 170 - Bela Vista   Ver mapa

Categoria

Extensão

Administração de Escritórios de Arquitetura e Engenharia – Marília

➡ Disponível em Marília.

 

A formação dos Arquitetos e dos Engenheiros (no Brasil) privilegia o conteúdo técnico e dá menos importância à formação gerencial e empreendedora. Mesmo nas escolas que incluem na grade curricular disciplinas da área das Ciências Sociais não existe uma orientação no sentido de dar ao aluno o senso de importância desse conhecimento.

O resultado disso é que os profissionais formados (até mesmo os formados nas melhores universidades) apresentam uma lacuna importante na sua formação: os conhecimentos da área de Administração e Empreendedorismo. Os profissionais são formados para o trabalho, mas não são formados para o mercado do trabalho. Não têm noções sólidas de Gestão da Carreira e menos ainda de como criar ou gerir empreendimentos.

Por conta disso, raramente uma empresa de Arquitetura ou de Engenharia se torna lucrativa e bem sucedida antes de 15 ou 20 anos de existência. Nesses casos pode-se afirmar que o sucesso se deu muito mais como resultado de um processo de tentativas e erros do que como resultado de estratégias concebidas e implementadas à luz dos conhecimentos de Administração disponíveis para os Gestores.

As Teorias da Administração (que é uma Ciência Social Aplicada) determinam que ela trata, basicamente, das funções do Administrador: (1) Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação; (2) Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa; (3) Comandar: dirigir e orientar o pessoal e (4) Coordenar: ligar, unir harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos). Tudo isso precisa ser aplicado às quatro grandes áreas da Administração: (a) Administração da Produção; (b) Administração de Pessoas; (c) Administração Financeira e (d) Administração do Mercado – Marketing. Os engenheiros e arquitetos, via de regra, não possuem esses conhecimentos quando concluem seus cursos superiores.

 

RESUMO

Curso dividido em quatro módulos de 4 horas cada, com exercícios individuais, visando fixação de conteúdos.
Ao final do curso o participante terá instrumentos e modelos que o permitirão entender o seu escritório como uma empresa que deve ser administrada de acordo com as teorias clássicas e modernas da Administração e Estratégia.

O profissional desenvolverá, durante o curso, algoritmos e ferramentas para a gestão dos processos de:

a) PRODUÇÃO (sistematização dos processos produtivos)
b) FINANÇAS (controle financeiro; precificação dos serviços)
c) PESSOAL (seleção e treinamento da equipe de trabalho)
d) MARKETING (estratégias de conquista e manutenção de mercado)

 

PROGRAMA / CONTEÚDO

1. Empreendedorismo
O que é empreendedorismo / Quais as características de um empreendedor? / As armadilhas do empreendedorismo / As ferramentas de gestão à serviço dos empreendedores.

2 Administração
Conceitos fundamentais. Histórico. Principais Teorias da Administração.

3 Administração da Produção em escritórios de Engenharia e Arquitetura
A sistematização dos processos; Algoritmos e protocolos; Controle de qualidade em serviços de Arquitetura e Engenharia.

4 Administração de Pessoas em escritórios de Engenharia e Arquitetura
A necessidade (e utilidade) de uma boa equipe de trabalho; Seleção correta de empregados; Treinamento de Pessoal; A definição de uma política de pessoal;

5 Administração Financeira em escritórios de Engenharia e Arquitetura
Custos de abertura de um Escritório de Arquitetura/Engenharia; Custos Operacionais de um Escritório de Arquitetura/Engenharia; Fluxo de Caixa; Custos de Produção de Serviços de Engenharia/Arquitetura; Princípios de Precificação de Serviços de Engenharia/Arquitetura.

6 Administração de Mercado: Marketing
Marketing x Propaganda e Publicidade / O que é, afinal, Marketing? / Para que serve o Marketing? / Como se define o marketing de uma empresa? / O que o Marketing tem a ver com Vendas? / Como o marketing reduz a importância da questão do preço na relação com o mercado

7. Encerramento
Avaliação do Curso pelos participantes / Conclusões Finais

 

 

Data Local Investimento
24 e 25/11/2017 Marília R$ 550,00 ou R$ 500,00 para associados
Duração: 16 horas
Inscrição Quero Informações 

 

Informações: pos@isitec.edu.br / 11-3254.6850