Matemático brasileiro ganha Medalha Fields

Artur Avila, pesquisador Impa e do CNRS, na França, foi escolhido como um dos ganhadores da honraria

Quinta, 14 de Agosto de 2014 às 10:46

Matemático brasileiro ganha Medalha Fields
Pela primeira vez, um brasileiro ganha a Medalha Fields, o prêmio mais importante da Matemática. Artur Avila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França, foi escolhido como um dos ganhadores da honraria, concedida pela União Internacional de Matemática (IMU) a cada quatro anos e destinada a matemáticos com até 40 anos.
O anúncio da premiação foi feito nesta terça-feira à noite (12/08, hora de Brasília) durante o International Congress of Mathematicians (ICM), principal evento da Matemática em âmbito mundial, que ocorre até o dia 21 em Seul, na Coreia do Sul.
Avila, de 35 anos, dividirá o prêmio com o americano-canadense de origem indiana Manjul Bhargava (Princeton University), o austríaco Martin Hairer (University of Warwick) e a iraniana Maryam Mirzakhani (Stanford University).
De acordo com a IMU, Avila recebeu a Medalha Fields por suas “profundas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos”. “Ele fez contribuições excepcionais à teoria dos sistemas dinâmicos e a outras áreas, em muitos casos provando resultados decisivos que solucionaram problemas que estavam abertos havia muito tempo”, informou a União Internacional de Matemática, ao divulgar o resultado.
Artur Avila fez a graduação em Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), com mestrado (1997) e doutorado (2001) também em Matemática pelo Impa. É pesquisador do CNRS desde 2003 e do Impa desde 2006.

Fonte: Agência Fapesp