Isitec promove curso de capacitação para novas regras em iluminação pública

De 13 a 15 de agosto, o ISITEC abriu suas portas para a realização do curso de capacitação para gestores em iluminação pública, de acordo com as novas regras baixadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que entrarão em vigor já em janeiro de 2014.

Além do impacto que as mudanças no sistema de iluminação pública pode causar na conta de luz dos consumidores, o serviço, que hoje é prestado, em grande parte dos municípios, passaria obrigatoriamente às mãos das prefeituras. Com isso, as administrações terão a obrigação de realizar a manutenção do sistema de iluminação pública (lâmpadas, braços e reatores). O repasse dos ativos aos municípios conforme determina o artigo 218 da Resolução 414 pode encarecer o serviço e os custos serem repassados aos consumidores via CIP ou Cosip (contribuições para custeio da iluminação pública) – hoje cobradas na conta de energia elétrica.

A realização de um curso sobre capacitação nessa área é uma ação necessária e importante para que os gestores municipais e técnicos que atuam em empresas que oferecem serviços nesse mercado em desenvolvimento e expansão adquiram maior conhecimento sobre o tema e com isso tenham condições de tratar um serviço de forma profissional, aumentando sua qualidade e elevando seus municípios a modelo a ser seguido pelos demais.

Fonte: SEESP