Fundação Siemens premiará iniciativas sustentáveis de países emergentes

Inscrições de projetos podem ser feitas até 31 de dezembro

A Fundação Siemens (Siemens Stiftung) está recebendo inscrições para o concurso global “empowering people. Award” (capacitando pessoas), que tem o objetivo de identificar projetos de baixa tecnologia para melhorar a vida de comunidades locais.

Podem participar do concurso cientistas, inventores, empreendedores e equipes universitárias, de startups e de organizações não governamentais que apresentem soluções tecnológicas para resolver desafios nas seguintes categorias: Qualidade e desperdício de Água; Energia; Saúde, Gestão de resíduos na alimentação e Agricultura; Moradia e construção; e Tecnologias de informação e comunicação.

Os interessados devem acessar www.empowering-people-award.org, preencher o formulário de inscrição e fornecer material referente ao projeto até 31 de dezembro deste ano. Os projetos devem já estar em uso ou em fase de estudo de viabilidade.

As ideias apresentadas no concurso global formarão a base de um banco de dados que permitirá a interação entre os setores público e privado, a troca de experiências, parcerias e negócios.

O resultado da competição sai em junho de 2013. O vencedor receberá 50 mil euros, o segundo colocado ganhará 30 mil euros, o terceiro, 20 mil euros e mais 5 mil euros serão concedidos a 20 finalistas.

A propriedade intelectual de todos os projetos inscritos permanecerá com o inventor ou com a equipe. Um júri internacional e interdisciplinar avaliará os trabalhos.