Fapesp e Natura abrem chamada para criação de centro de pesquisa

Objetivo é fomentar pesquisas nas áreas de bem-estar e comportamento. Propostas podem ser apresentadas até 14 de março de 2014

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Natura lançam uma chamada de propostas conjunta para a estruturação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano, no âmbito do acordo de cooperação firmado entre as instituições.

O Centro combinará as melhores práticas dos programas Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite). O objetivo é desenvolver pesquisas voltadas às áreas de neurociência, psicologia positiva, psicologia social, neuroimagem, neuropsicofisiologia, psicometria, estudos populacionais e longitudinais, modelagem e construção de indicadores matemáticos.

Além de promover investigação científica multidisciplinar e na fronteira do conhecimento, o Centro também tem como missão criar meios efetivos para transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento.

O pesquisador responsável e os pesquisadores principais devem atender aos seguintes requisitos: ter título de doutor ou qualificação equivalente; ter vínculo formalizado com uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo; ter expressiva produção científica ou tecnológica e liderança demonstrada em projetos de pesquisa de grande porte e ousadia; ter experiência e competência comprovadas na área em que se insere o projeto.

A Fapesp e a Natura reservarão R$ 1 milhão por ano cada (totalizando R$ 2 milhões por ano) para apoiar a implementação do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano.

Para o Centro selecionado, o financiamento será inicialmente concedido por dois anos, podendo ser renovado por mais quatro períodos de dois anos.

O prazo final para a apresentação de propostas é 14 de março de 2014.

A chamada está publicada em: http://www.fapesp.br/8309.

Fonte: http://www.fapesp.br